terça-feira, 20 de março de 2012

Me empresta? Please....


Quem nunca calçou os sapatos de salto da mãe ou vestiu aquele vestido que você achava lindo! Não era maravilhosa a sensação de subir nos saltos, rodar a saia do vestido e fingir que era uma princesa num castelo, mesmo tropeçando na barra da saia e detonando o vestido preferido da mamãe?!
Hoje vi uma foto da Duquesa de Cambridge Catherine Midlleton usando o vestido da mãe em seu primeiro discurso como membro da realeza britânica. Essa foto está estampada em todos os jornais, revistas e blogs e me fez lembrar que isso é algo tão comum na minha casa, e na sua?

Imagem retirada do site: http://vogue.globo.com

Desde criança somos ensinadas, mesmo que indiretamente, a observar as outras mulheres e com o passar dos anos esse costume se torna mais vicioso e crítico. Querer vestir ou ter a roupa da outra é muito comum e quando a intimidade é grande sempre rola um: me empresta por favor?  Acho que podemos definir esse hábito como cultura feminina e já que vi a Cate trocando figurinhas com a mãe, creio que não é só brasileiro.
Pedir roupa emprestada também é uma forma de não gastar com algo que você só vai usar uma vês como, por exemplo, roupas de festas  e casamentos. É muito comum pedir um vestido de festa emprestado a uma amiga e a se a mãe for bem conservada, daquelas que todos confundem com sua irmã, geralmente essas têm um bom gosto incrível e sempre vale a pena roubar alguma coisa do armário delas.
Muitas vezes essa história de emprestar roupa dá briga e até separação, mas é sempre boa aquela sensação de vestir algo que você queria tanto. Quanto ao bom senso de conservar a roupa que não é sua nem vou comentar, pois é assunto para outro post!

O hábito de usar roupas de outras pessoas é mais comum do que imaginamos, mas ainda existem aquelas que detestam repetir roupa, porque acham brega e há outras que tem nojo ou receio de vestir algo que não sejam delas. No Brasil não víamos brechós ou casas para trocarmos roupas, aliás, esse hábito não é comum nem entre amigas. Porém há poucos anos virou moda brechó e as roupas vintage ganharam os tapetes vermelhos. Em outra postagem do nosso blog falamos sobre as trocas de roupas em São Paulo, onde você leva as roupas que não usa mais recebe botões com pontuações e pode trocar pelas roupas que outras pessoas levaram. Achei a ideia fantástica!



Duquesa de Cambridge repetindo modelos com elegância.


Repetir roupa não faz mal algum nem é brega, está na moda, sempre esteve só não admitimos. A Princesa Cate além de usar roupas emprestadas da mãe já apareceu em várias ocasiões com roupas repetidas. Se ela pode porque nós não podemos? Vamos pensar um pouquinho? Se compramos uma roupa pela qual nos apaixonamos e ficou ótima, porque usar uma única vez? Principalmente se a roupa custou horrores consumindo as economias suadas! Temos mais é que repetir e com uma dose de criatividade ela pode ganhar ares novos com uma produção legal. Sábia Cate...



Nenhum comentário:

Postar um comentário