terça-feira, 20 de março de 2012

Vamos DESAPEGAR?



Sustentabilidade: evento promove troca de peças de roupas entre as pessoas em São Paulo


            O nome do evento já diz tudo DESAPEGUE !!! Desapegue daquilo que não te serve, nunca serviu ou já serviu o suficiente. Desapegar é a nova moda e significa trocar aquilo que você não quer mais, por novidades.
Um evento em São Paulo reúne num bar toda primeira quinta-feira do mês mulheres que queiram trocar suas roupas por outras. Para cada roupa a ser trocada a participante recebe um botão e dependendo do tecido ou marca a roupa pode valer um botão dourado com pontuação extra. Todas as roupas são avaliadas antes e só vão para as araras as que estão em boas condições, já as roupas velhas ou manchadas são doadas para o Exército da Salvação.
O vídeo abaixo mostra a reportagem do programa Mais Você que inspirou esta postagem.




“O que é velho para um, passa a ser a peça nova do outro” Esta frase dita por uma participante na reportagem, exemplifica muito bem o objetivo do evento que serve de inspiração para todos nós. Quem nunca comprou algo por impulso e acabou deixando mofar no armário, ou comprou algo que a vendedora te falou maravilhas e no espelho de casa ficou uma droga? Todo mundo tem sempre uma peça de roupa inutilizável e que pode dar lugar a outra bem utilizável, basta trocar.
            Vamos divulgar e porque não promover eventos desse tipo! A ideia é fantástica, pois todos saem ganhando e ainda por cima preservando o planeta. Agora, você leitora deve estar perguntando o que a preservação do planeta tem a ver com troca de roupas?

Slogam da SPFW Inverno 2011

Sustentabilidade !!! Palavrinha que está na moda e que poucos sabem o significado. Segundo Luiz Carlos Cabrera (professor da Eaesp-FGV) sustentabilidade é um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. Dessa forma a sustentabilidade procura integrar todos os campos da sociedade de maneira harmônica objetivando preservar o meio ambiente através de várias práticas no cotidiano. Uma delas é reduzir o consumo. É ai que entra o evento tão comentado no início desse post.
            Uma vez que você não joga fora a roupa que não usa mais e troca por outra, você está dando utilidade à peça indesejada por você e dando utilidade à peça rejeitada por outra. Esse jogo de troca vai além do simples ato de permutar, ele resulta em consequências ótimas para nós e o planeta. Além de consumirmos menos podemos, com a prática avançada desse novo modo de obter coisas, reduzir o consumo de matérias prima. Já parou para pensar nisso?
        Como disse a apresentadora Ana Maria Braga “É a famosa sustentabilidade a serviço da moda”           




Capa do convite para lançamento do livro AMA: sustentabilidade, moda e cultura


Fonte:http://maisvoce.globo.com/MaisVoce/0,,MUL1671665-10345,00-SUSTENTABILIDADE+EVENTO+PROMOVE+TROCA+DE+PECAS+DE+ROUPAS+ENTRE+AS+PESSOAS+E.html
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_474382.shtml 

Nenhum comentário:

Postar um comentário